terça-feira, 3 de novembro de 2015
Amar os nossos inimigos. Mas, como?
Tentando entender meus caminhos, tenho feito a leitura do "Evangelho segundo o Espiritismo" e hoje me veio essa passagem: Amar os nossos inimigos.
Pensei: Meu Deus, estamos numa tormenta tão grande, dificuldades, pessoas passando por cima umas das outras, e o Senhor me fala de amar o inimigo...Como fazer isso,Pai?
Então, continuando a leitura, pude perceber o quão importante é esse ensinamento. Nossos inimigos muitas vezes somos nós mesmos. Quando nos sabotamos, desrespeitamos nossas vontades e crenças, desrespeitados nosso lar, nosso corpo físico. Temos uma grande batalha diária com a gente mesmo!
Mas não era só isso. Quando fui me aprofundando na leitura aprendi que trazemos alguns inimigos de outras vidas e que, geralmente, eles vem pra algum resgate conosco e com isso aprendemos muito.
Claro que nem sempre os vemos com bons olhos, afinal são inimigos...mas vamos analisar.
Quando temos grande dificuldade em dizer "não" a determinadas situações, estamos deixando de aprender e superar algo. Muitas vezes um "amigo" nos chama pra beber...e vem a dificuldade em negar. Quem não gosta de uma bebidinha de vez em quando? Ta aí um aprendizado. Esse amigo que nos leva a beber e oferece mais e mais...copo sempre cheio...e pede a "saideira", e "expulsadeira"... Realmente é amigo? Aos nossos olhos físicos achamos que sim, mas na verdade ele pode ser um inimigo do passado, ainda que não tenha essa consciência.
Seu fraco é a bebida? Ou comer em excesso? Ou sexo sem controle?Gastar demais? Seja qual for o seu " pecado" saiba que esse é um de seus aprendizados nessa encarnação.
E sempre que alguém te incentiva a continuar nisso, fazendo parecer normal, desconfie! Pode ser um inimigo do passado...
Longe de mim querer convencer quem quer que seja a acreditar ou aceitar minhas palavras. Mas posso garantir que já passei por determinadas situações que me levaram a crer e muito nisso.
Hoje consigo perceber meus inimigos do passado e posso agradecê-los por terem me ajudado, ainda que sofrendo, a dar mais um passo a caminho da minha evolução. É sempre assim...se não aprendemos no amor, aprendemos na dor.
Mas uma coisa é certa, Deus nos ama infinitamente e por isso nos dá a oportunidade do aprendizado constante. Nem que tenhamos que voltar muitas vezes a essa orbe, até atingirmos a perfeição!
Obrigada Pai, por me ensinar a amar e a ser forte pra suportar as adversidades. Obrigada pelos professores (inimigos e amigos) que nos ensinam a ser mais humildes e puros de coração!
Persistir e nunca desistir!
Namastê!
Gire o botãozinho! ;)
Sabe quando a gente acorda com a sensação de que as coisas não andam? Pois é...isso acontece.
Nem sempre estamos preparados pra encarar a verdade, mas a verdade é uma só: As coisas só mudam se a gente mudar.
Não adianta querer que tudo se ajeite, que a situação mude, se continuamos cometendo os mesmos erros, se não saímos da "zona de conforto", se não mudamos nosso pensamento e modo de agir.
Colocar a culpa nos outros, não reconhecer seus erros é só uma maneira de continuar na inércia. O tempo não pára. Estamos em constante movimento. Enquanto um lado do planeta está dormindo, o outro está trabalhando, estudando...vivendo.
Até quando as pessoas vão continuar achando que as situações vão mudar de acordo com a vontade delas? O mundo não gira em torno do nosso umbigo. A vida cobra e muito!
Ou se aprende e se prepara, ou a vida passa por cima feito um trator. Sem piedade!
Saia da rotina errada. Viva! Reconheça seus defeitos, se molde e vá a luta!
Descubra o que gosta de fazer e faça com amor. Vai ver como as peças começarão a se encaixar.
Nascemos para brilhar!
Eu sempre assisto aos vídeos da Flávia Melissa. Se você não conhece, aconselho dar uma olhadinha.
Ela é psicóloga e tem um astral maravilhoso. Curte aí! ;)
Namastê!
quinta-feira, 29 de outubro de 2015
A força da perseverança. Resista!!
Como tenho escrito pouco por aqui, resolvi enviar uma mensagem que tem tudo a ver com o momento em que o país está passando.
Diante de tamanha crise, as pessoas acabam perdendo a esperança, as forças e até a fé.
É preciso dar tempo ao tempo, continuar na batalha e nunca desistir. Por mais dificil que pareça ser, logo terá o resultado de seus esforços.
Deus nunca falha. Deixa Ele conduzir sua vida, independente de religião. Deus é amor!!
Namastê!
"Resista um pouco mais!!
Há dias em que temos a sensação de que chegamos ao fim da linha...
Não conseguimos vislumbrar uma saída viável para os problemas que surgem em grande quantidade.
Com você não é diferente. Você também faz parte desse mundo de provas e expiações desta escola chamada Terra e já ter passado por um desses dias, e pensado em desistir...
No entanto, vale a pena resistir...
Resista um pouco mais, mesmo que as feridas latejem e que sua coragem esteja cochilando.
Resista mais um minuto e será fácil resistir aos demais.
Resista mais um instante, mesmo que a derrota seja um imã... mesmo que a desilusão caminhe em sua direção.
Resista mais um pouco, mesmo que os pessimistas digam pra você parar. Mesmo que a sua esperança esteja no fim.
Resista mais um momento mesmo que você não possa avistar, ainda, a linha de chegada. Mesmo que a insegurança brinque de roda a sua volta.
Resista um pouco mais, ainda que a sua vida esteja sendo pesada na balança dos insensatos e você se sinta indefeso como um pássaro de asas quebradas.
As dores, por mais amargas, passam...
Tudo passa...
A ilusão funciona, mas se desvanece...
A posse agrada, porém se transfere de mãos...
O poder apaixona, entretanto, transita de pessoa...
O prazer alegra, todavia, é efêmero.
A glória terrestre exalta e desaparece.
O triunfador de hoje, passa, mais tarde, vencido...
Tudo, nesta vida, tem um propósito...
A dor aflige, mas também passa.
A carência aturde, porém, um dia se preenche.
A debilidade física deprime, todavia, liberta das paixões.
O silêncio que entristece leva à meditação que felicita.
A submissão aflige, entretanto, fortalece o caráter.
O fracasso espezinha, ao mesmo tempo ensina o homem a conquistar-se.
A situação muda, como mudam as estações...
O verão brinca de esconde-esconde com a brisa morna, mas cede lugar ao outono, que espalha suas tintas sobre a folhagem.
O inverno chega e, sem pedir licença, congela a brisa e derruba as folhas.
Tudo parece sem vida, sem cor, sem perfume...
Será o fim? Não! Eis que surge a primavera e estende seus tapetes multicoloridos, espalhando o perfume no ar, reverdecendo novamente a paisagem...
Assim, quando as provas lhe baterem à porta, não se deixe levar pelo desejo de desistir, resista um pouco mais.
Resista, porque o último instante da madrugada é sempre aquele que puxa a manhã pelo braço...
E essa manhã bonita, ensolarada, sem algemas, nascerá para você, em breve, desde que você resista.
Resista, porque alguém que o ama está sentado na arquibancada do Tempo, torcendo muito para que você vença e ganhe o troféu que tanto deseja: a felicidade...
Não se deixe abater pela tristeza.
Todas as dores terminam.
Aguarde que o Tempo, com suas mãos cheias de bálsamo, traga o alívio.
A ação do Tempo é infalível e nos guia suavemente pelo caminho certo, aliviando nossas dores, assim como brisa leve abranda o calor do verão.
Mais depressa do que supõe, você terá a resposta, na consolação de quem necessita.
Por tudo isso, resista... e confia nesse abençoado aliado chamado Tempo."
Redação Momento Espírita
terça-feira, 22 de setembro de 2015
O Senhor nos levanta!
Hoje cheguei a conclusão de que quanto mais se adia uma decisão, mais pesada ela fica.
Diante de tantas dúvidas, promessas não cumpridas, perdas .... de que adianta se adiar o que está tão visível? Nessas horas, confesso, chego a pensar em desistir de certas coisas e pessoas e quando acho que estou no meu limite ou no "fundo do poço" Deus se mostra na forma mais sublime e singela, na voz de um estranho ao telefone.
Daí eu penso: "Como pode eu, um ser humano falho e cheio de erros, ser abençoada por tamanho Amor?"
Realmente percebo o quanto ainda preciso aprender, evoluir e prestar atenção nos pequenos sinais que a vida nos oferece.
Percebo o quanto sou pequena diante desse Universo maravilhoso e infinito e com tantas formas de vida.
A Terra passando por várias transformações a todo instante...Guerras pelo Mundo e eu olhando pro meu próprio umbigo! Hora de acordar novamente!!
Hora de tomar as rédeas da minha vida e recomeçar.
Namastê!
"Irmão, tenha fé e perseverança que Deus te auxiliará e protegerá. Sintonize as forças positivas através da oração e do trabalho no bem. Procure se melhorar a cada dia e, então, encontrarás a paz e a harmonia necessária ao teu bem estar moral.
Com fé, paciência e coragem encontrarás o caminho da luz e da serenidade.
“Guarda lealdade ao ideal superior que te ilumina o coração e permanece convicto de que se cultivas a oração da fé viva, em todos os teus passos, aqui ou além, o SENHOR TE LEVANTARÁ”.
Chico Xavier - Emmanuel
terça-feira, 14 de abril de 2015
O valor do amor próprio.
Depois de tanto tempo sem escrever, consegui parar e organizar alguns pensamentos. Muitas coisas aconteceram desde a minha última postagem...muito aprendizado e reencontro (inclusive comigo mesma).
Diante de tantos "tropeços e perdas" consegui aprender que, mesmo na maior dificuldade, podemos e devemos tirar uma lição.
Eu tenho o hábito (e muitas vezes sem perceber) de querer ajudar todo mundo, E algumas vezes acabo me aborrecendo com isso. Tenho a bênção de amigos/irmãos espirituais que me ajudam e aconselham que, "não adianta você querer ajudar quando o outro não está disposto a receber, portanto não adianta se aborrecer com isso". Faço a minha parte mas não posso me envolver.
Conheci algumas pessoas como eu, que também passam por muitos problemas pessoais e mesmo assim se preocupam com o próximo. É claro que todos temos problemas. A vida na Terra não é fácil e tudo é um eterno aprendizado.
Vejo pessoas se envolvendo em situações de "risco" e mesmo sabendo desse "risco" permanecem no erro. Temos que nos conscientizar que o que levaremos ao desencarnarmos é a nossa essência. Não adianta querer se mascarar, porquê nessa fase nada é esquecido.
Enquanto encarnados, temos que levar sim o amor ao próximo, o ensinamento do respeito, a solidariedade por mais difícil que isso possa parecer. Quanto mais difícil a missão,mais prazerosa é a conquista!
Devemos viver plenamente, nos cuidar e acima de tudo nos amar antes. Não se ama o próximo se não nos amarmos primeiro, certo?
Devemos semear o bem pra colher o bem. Parece tudo tão óbvio e mesmo assim, erramos.
Estamos sempre na correria, sempre "deixando pra depois".
Quando foi a última vez que você disse ao seu companheiro (a) de jornada o quanto o(a) ama? Quando foi que você parou e tirou um tempo pra você mesmo (a)? Quando você leu um bom livro pela última vez? Ou viu um filme ou teatro? Ou simplesmente foi caminhar na praia ou numa praça somente para apreciar a Natureza?
Nós perdemos muito tempo nessa vida somente no trânsito ou dedicando nossos segundos sagrados a outras pessoas, quando deveríamos nos amar e respeitar mais.
Vamos nos dar esse tempo! Vamos parar uns minutinhos pra ouvirmos a nossa verdadeira voz interior. DESCUBRA-SE! Veja o quanto você é amado (a) por Deus. Veja o quanto você é perfeito (a), pois Deus nos fez à sua imagem e semelhança.
Menos lamúrias, menos "coitadismos", menos "não tenho tempo"...mais "eu me amo", "eu me cuido", "eu amo minha família e amigos".
Se dê esse presente! Assim, se ajudando, você consegue ajudar o próximo.
Pratique um esporte, estude, mantenha-se informado, mantenha sua mente ativa!
Preste atenção aos pequenos sinais que a vida dá. Podemos e temos o dever de fazer daqui um lugar melhor, mas antes precisamos nos cuidar pra isso.
"Orai e vigiai". Esse é o grande alerta.
"Amar o próximo, como a ti mesmo". Essa é a grande lição.
Namastê!
Assinar:
Postagens (Atom)









