segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Não tenha pressa mas não perca tempo! [Estou de volta :)]


 

Após longos três anos sem escrever, volto novamente...

Tanta coisa aconteceu, né? A pandemia fez uma bagunça na nossa cabeça e hoje ainda percebo que ninguém saiu ileso dela, mesmo as pessoas que não tiveram covid. Eu inclusive!

Nem sei o que escrever, apenas sentei aqui na frente do meu notebook e estou deixando as palavras virem.

Três anos e uma pandemia depois, me graduei e pós graduei, me mudei de Estado novamente, mudei de trabalho, conheci novas pessoas e costumes e ainda me sinto engatinhando.

A única coisa que não muda, e nunca irá mudar, é a correnteza da vida. Essa nunca para. Quem para somos nós e a vida segue seu rumo.

Continuo observando as coisas e pessoas e vendo como o tempo passa rápido e deixamos de viver e curtir, simplesmente porque estamos ¨sobrevivendo¨ e não ¨vivendo¨. 

Mas qual a diferença?

Vivemos num mundo que nos cobra de tudo desde a nossa formação até a cor do nosso cabelo...E nisso, ficamos apenas correndo e fazendo nossas obrigações, sejam elas profissionais sejam elas pessoais. Ficamos automatizados, presos em 08 horas de trabalho (no mínimo), pra depois corremos pra casa e cuidar dos afazeres domésticos, trabalhos de faculdade, comer, olhar internet, tomar banho, dormir, pra no dia seguinte começar tudo de novo. Isso é sobreviver.

Viver é quando curtimos os prazeres da vida literalmente! Ler um bom livro, caminhar na praia ou num parque, ver uma série nova, sair com amigos e/ou família, curtir nosso Pet, olhar as estrelas, as flores, sentir a brisa ... sorrir porque um pássaro pousou ao nosso lado ou, se tivermos muita sorte, ele pousar na nossa mão.

Já parou pra pensar nisso? Que estamos no automático!

É preciso acordar pra vida, gente! Porque ela nos presenteia todos os dias! 

Mesmo com as dificuldades que passamos, sempre há o que se comemorar e viver. 

Meu lema agora: Não tenha pressa mas não perca tempo!

Está comigo nesse pensamento? Então vamos! Boa semana!!






quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Meditar para se escutar.

  Nunca foi tão abordado o assunto "meditação" como está sendo atualmente.

  Devido a pandemia, muitos de nós percebemos que não temos controle de absolutamente nada em nossas vidas. 

  Muitos entraram em desespero, sentindo-se desamparados, perdidos e até questionando Deus... Não julgo, eu fiquei tão perdida quanto a maioria.

  Vimos muitas empresas quebrarem, pais e mães perderem seus sustentos, consequentemente sua moradia e até sua dignidade.

  Nesse caminho tortuoso, percebemos que era necessário encontrar um momento de paz para que pudéssemos enxergar uma solução, a famosa "luz no fim do túnel". E foi aí que o assunto "meditação" apareceu com força.

  Eu mesma me dei conta do benefício dessa pausa, desse olhar para dentro e perceber que as repostas estavam dentro de mim. Um momento de reflexão e auto conhecimento necessário para não afundar no abismo criado pelo temor coletivo.

  Parar, para uma pessoa como eu acostumada a movimentar tudo e ter uma mente "barulhenta",  foi tão conflituoso quanto encarar a realidade de uma pandemia que paralisou o planeta.

  Não é fácil no começo, mas a gente consegue. Depois que se habitua é nítida a sensação de paz e serenidade, de diminuição da ansiedade e muitas vezes de encontro com respostas que estávamos procurando.

  É um momento de encontro comigo mesma. E isso é maravilhoso!

  Claro que durante a meditação virão pensamentos, inquietações, coceirinhas (rs), mas isso é normal. Apenas se concentre no momento e observe a sua respiração. É assim mesmo... 

  Comece com uma pausa de 01 minuto, aumente para 05 minutos, depois para 10 minutos e assim sucessivamente a cada meditação. Esse início é para acostumar seu corpo. 

  Ficar numa posição confortável. Seja sentado numa cadeira e com os pés no chão, seja em posição de lótus. O importante é a coluna ereta, de forma que seus chacras fiquem alinhados e sua respiração flua livremente. 

 


  Não medito deitada porque pego no sono, mas se for mais confortável para você, tudo bem. Fique à vontade. 

  No Youtube tem muitos vídeos interessantes de meditação guiada que, para começar, ajudam muito.

 Vou deixar alguns abaixo:

  Pausa para seu relaxamento. 

  Medite com Monja Coen

  Yoga para você - 10 minutos de meditação.

  Tentem um dia pelo menos. Logo começarão a sentir a diferença. 😀

  Se quiserem se aprofundar no assunto, neste livro Guia de Meditação Para Principiantes, tem explicações bem simples.

 


    Encontrem o melhor momento para manter esse hábito.

   Garanto que não se arrependerão. Vamos caminhar juntos!

   Gratidão por terem lido até aqui.💖

   Permaneçam bem! 😷

   Namastê! 🙏💫

 

 



terça-feira, 19 de outubro de 2021

Reciclar é a solução?


  

  Ultimamente tenho pensado bastante sobre as mudanças que vem ocorrendo, principalmente durante a pandemia.

  Nem sempre houve uma preocupação de cuidados com o planeta. Por exemplo: descarte correto do lixo, menor uso de materiais nocivos à Terra, pra onde vai o lixo produzido...

 Andei lendo e vendo vídeo à respeito e confesso que não fiquei nada feliz. 

 Realmente estamos muito longe de cuidarmos corretamente do planeta. Ainda temos a sensação que tudo é infinito, quando na verdade não é.

  Já parou pra pensar que a água que consumimos vai acabar um dia? A maior parte da água é salgada portanto não tem como ser consumida. Será que já estão tentando uma forma de transformar essa água em potável?  E nossos mares e oceanos que já estão cheios de lixos que nós mesmos produzimos e poluímos?

  Você sabe pra onde vai o lixo que produz? Sabia que um aterro sanitário tem vida útil de somente 20 anos? E depois disso, pra onde vai o lixo?

  É, ainda estamos engatinhando...

  No meu bairro existe a coleta seletiva. Nos prédios e casas os lixos são separados. Na sua cidade já é assim?

  Japão, Alemanha e Inglaterra são alguns países que já tem essa questão bem enraizada.

  Abaixo coloquei um vídeo do canal Nostalgia (You Tube) explicando sobre o descarte do lixo que me fez pensar muito...Vale a pena conferir:

-> POR QUE É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O LIXO?

  Existem também ONGs que usam da coleta seletiva para transformar o lixo reciclável em dinheiro para ajudar os cuidadores de animais de Rua. Eles usam o dinheiro para castrar, alimentar e cuidar dos nossos irmãozinhos de quatro patas. 💕

 Uma super legal é a Rio Eco Pets. Eles tem um Instagram e um Facebook onde mostram todos os meses a arrecadação, os postos de coleta, que material eles recebem e o valor dado a cada cuidador de animaizinhos. Um trabalho super sério e reconhecido que, inclusive, já apareceu em reportagem.

 Algumas reportagens podem ser vistas aqui:

-> Rio Eco Pets - CBN (PodCast)

-> Rio Eco Pets - Jornalismo ESPM 

 

 Em São Paulo encontrei alguns canais de coleta seletiva e listei estes:


-> Recicla Digital S.P : Este coleta e recicla material digital. Com agendamento e entrega de recibo de coleta.
Contam com empresas certificadas pelo Ibama e pela Cetesb para o processo de reciclagem e reutilização.

 

-> Ecobraz : Este tem a Sede em São Paulo, mas atuam em todo o território nacional. No site tem as informações sobre agendamento, soluções, postos de coleta, etc. Atuam há mais de 10 anos. 

 

-> Recicla Sampa: Encontrei esse projeto (atualizado em 10/2021) sobre a parceria do Metrô de São Paulo com o programa Tampinha Legal, onde as tampinhas serão recolhidas e enviadas ao Insitituto Sustenplast. 

 

   Cliquem nos links para melhores informações. 😉


   Pesquisem, separem o lixo, façam a sua parte! Sigamos juntos nessa caminhada em prol do nosso planeta. 

  Tenhamos consciência e passemos adiante. Nossos descendentes agradecem e o planeta também! 💖 🙏

  Namastê!  💫





 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Vamos recomeçar?

 

   Dois anos sem escrever nesse blog...dois anos que o mundo parou com mudanças tão bruscas e que nunca passaram na minha cabeça.

   Minha última postagem (2019) eu falei sobre o momento de transição que a Terra está passando porém jamais imaginei passarmos por uma pandemia que paralizasse tudo.

   Confesso que durante esse período do "fique em casa" eu cheguei a pensar que as pessoas mudariam, veriam o próximo com o olhar de compaixão e respeito, com mais solidariedade. No entanto percebo que ainda falta muito para acordarmos de verdade.

   Essa transição  levará muito tempo porquê ainda tem pessoas "dormindo", tem aqueles que tiram vantagem na desordem e caos, se aproveitam da fragilidade de outros...enfim...será um processo demorado.

   Por outro lado, também notei muito acolhimento e preocupação durante os piores momentos da pandemia. Isso me fez pensar que ainda existe muita mas muita gente boa nesse mundão de meu Deus. Dá uma recarregada nas baterias e força pra seguir em frente!

   Agora, quase dois anos de pandemia, permaneçamos firmes. Quem se vacinou ainda precisa manter os protocolos de segurança para que todos possamos voltar a ter contato com nossos familiares e amigos.

   Quem ainda não se vacinou, seja por qual motivo for, pesquise, pense bem e tome uma decisão que acolha não só você mas todos à sua volta. Tenhamos respeito pelo coletivo, pois o micro interfere no macro.

   



   Sigamos firmes e fortes! E continuemos atentos nas formas sutis que o Universo nos envia suas mensagens. 

   Namastê! 🙌💫

  


segunda-feira, 6 de maio de 2019

Sobre recomeços e caminhadas...


  Estava viajando nos meus pensamentos hoje e percebi o quão complicado é tomar uma decisão definitiva, dar um basta e a famosa "virada de página".
 Confesso que sou uma expert no assunto quando se trata de renascer das cinzas e começar uma nova história, mas isso não torna a decisão mais fácil, pelo contrário, muitas vezes me dá a sensação de fracasso como quem diz: "Falhei de novo..."

  Óbvio que é um pensamento errado porém é real! O que me ajuda é a certeza que cada momento vivido, cada pessoa que passou pela minha vida, cada empresa que trabalhei, lugar que morei...eu deixei uma lembrança e fiz alguma diferença nessas vidas e locais. E isso por si só, já prova que não foi em vão! Temos nossos momentos, nossos ciclos e como diz a música: "o tempo não pára". O certo é tirar proveito de cada momento, aprendendo, ensinando, compartilhando...VIVENDO!

   A vida é cíclica e somos obrigados a aceitar isso, não tem o que fazer.

  Hoje, no auge da minha maturidade e após tantos anos, estou fazendo uma segunda faculdade ( e amando, por sinal!) e me preparando pra recomeçar a vida em outro Estado e em outro "estado de espírito".

  Hoje trabalho a minha espiritualidade, procuro entrar mais em contato com Deus em suas diversas formas de Ser. Embora ainda tenha dificuldades de silenciar minha mente, eu converso com Ele sem precisar de hora e local marcados...Vou à praia, coloco meus pés na areia ou no mar e "falo" com Ele. Vou ao parque, me conecto com o verde das matas e árvores e converso com Ele. Sinto o vento e converso com Ele...Existem diversas formas de se conectar com Deus. Basta ouvir, de verdade, o nosso coração...Ele está lá!

  Estamos passando por uma Transição Planetária onde muitas sensações estão mais nítidas e há a necessidade de conexão com o Astral. Precisamos perceber as transformações, precisamos nos conhecer a fundo pra podermos apreciar essa transição. Precisamos ser gratos por podermos participar dela.
 Há uma necessidade real do olhar fraterno, do ombro amigo, da acolhida, do amor ágape pra todos os seres. Há que se ter mais união! Não temos mais tempo a perder... 

  Estou no processo do recomeço e confesso que a ansiedade incomoda, porém é também mais um aprendizado que tenho que aguentar pra poder "passar na prova".

  Pra quem também está nessa vibe, um recado: permaneçamos firmes e focados! A gente alcança o alto do pódio, porquê se está na nossa mente então podemos realizar!

  Sou Reikiana e acredito muito na energia do Universo, até porquê eu a sinto fluir nas minhas mãos. Então sigamos atentos!
 
 Meu abraço fraterno e muita paz à todos nós!

 Namastê.

 

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Gratidão.


 Gratidão: uma palavra que caiu no gosto das pessoas, principalmente nas redes sociais e em hashtags. Mas você sabe o que é gratidão? Você pratica?

 Sempre temos lições diárias e muitas vezes não prestamos atenção devida. Que tal fazer um "caderninho" ou "potinho" da gratidão"?

 Antes de se deitar, faça uma reflexão de como foi o seu dia. Veja quantas bênçãos você recebeu, quantos "livramentos" teve, quantas lições aprendeu. Anote e vá guardando. No fim do ano verá quanta coisa boa aconteceu. Seja grato por cada uma delas! Mesmo as coisas nem "tão boas assim". Elas também nos trazem ensinamentos...e muitos. Seja grato!

 Abaixo deixarei um vídeo do Seiti Arata, que explica um pouco sobre a gratidão e nos dá dicas valiosas. Assista!

 Namastê!


 Clique aqui -> GRATIDÃO!!     




segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Sobre a Reforma Íntima


 Muito tem se falado sobre a "reforma íntima", mas já parou pra pensar o que é isso? Segundo o "Manual prático do Espírita" é:
 "... um processo contínuo de auto conhecimento da nossa intimidade espiritual, modelando-nos progressivamente na vivência evangélica, em todos os sentidos da nossa existência. É a transformação do homem velho, carregado de tendências e erros seculares, no homem novo, atuante na implantação dos ensinamentos o Divino Mestre, dentro e fora de si."

 Claro que com tantos afazeres diários, fica quase impossível parar um instante e somente concentra-se em sua respiração, prestar atenção somente em si...Pra começar, temos sim como fazer essa pausa. Basta ter força de vontade. Organizar um momento pra si é tão saudável e tão prazeroso que quando se começa, não consegue parar.

 Porquê a reforma íntima?

"Porque é o meio de nos libertarmos das imperfeições e de fazermos objetivamente o trabalho de burilamento dentro de nós, conduzindo-nos compativelmente com as aspirações que nos levam ao aprimoramento do nosso espírito."

 Há que se perceber que se não fizermos essa pausa, com esse ritmo frenético que vivemos, nosso corpo pode entrar em colapso. Daí vem as "síndromes do pânico", "depressões", etc...Não estou atribuindo a falta de conhecimento interno à esses fatores sempre, mas que pode ser um deles, pode!

Pra quê a reforma íntima?

"Para transformar o homem e a partir dele, toda a humanidade, ainda tão distante das vivências evangélicas. Urge enfileirarmo-nos ao lado dos batalhadores das ultimas horas, pelos nossos testemunhos, respondendo aos apelos do Plano Espiritual e integrando-nos na preparação cíclica do Terceiro Milênio."


Quando e como fazer?

"O momento é agora e já; não há mais o que esperar. O tempo passa e todos os minutos são preciosos para as conquistas que precisamos fazer no nosso íntimo.
Ao decidirmos iniciar o trabalho de melhorar a nós mesmos, um dos meios mais efetivos é uma Escola de Aprendizes do Evangelho ou cursos para aprendizado da doutrina (como o ESDE), cujo objetivo central é exatamente esse. Com a orientação dos dirigentes, num regime disciplinar, apoiados pelo próprio grupo e pela cobertura do Plano Espiritual, conseguimos vencer as naturais dificuldades de tão nobre empreendimento, e transpomos as nossas barreiras. Daí em diante o trabalho continua de modo progressivo, porém com mais entusiasmo e maior disposição. Mas, também, até sozinhos podemos fazer a nossa Reforma Íntima, desde que nos empenhemos com afinco e denodo, vivendo coerentemente com os ensinamentos de Jesus."


20 Exercícios para Reforma Íntima

1. Executar alegremente as próprias obrigações.
2. Silenciar diante da ofensa.
3. Esquecer o favor prestado.
4. Exonerar os amigos de qualquer gentileza para conosco.
5. Emudecer a nossa agressividade.
6. Não condenar as opiniões que divergem da nossa.
7. Abolir qualquer pergunta maliciosa ou desnecessária.
8. Repetir informações e ensinamentos sem qualquer
azedume.
9. Treinar a paciência constante.
10. Ouvir fraternalmente as mágoas dos companheiros sem
biografar nossas dores.
11. Buscar sem afetação o meio de ser mais útil.
12. Desculpar sem desculpar-se.
13. Não dizer mal de ninguém.
14. Buscar a melhor parte das pessoas que nos comungam a experiência.
15. Alegrar-se com a alegria dos outros.
16. Não aborrecer quem trabalha.
17. Ajudar espontaneamente.
18. Respeitar o serviço alheio.
19. Reduzir os problemas particulares.
20. Servir de boa mente quando a enfermidade nos fira. (Francisco Cândido Xavier)



 Diante destas explicações, espero ter ajudado um pouco e que você comece o quanto antes essa "descoberta".

Vamos tentar? FELIZ 2019!!!

 Namastê!

Fontes: www.mensagemespirita.com.br e kardecriopreto.com.br