quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Meditar para se escutar.

  Nunca foi tão abordado o assunto "meditação" como está sendo atualmente.

  Devido a pandemia, muitos de nós percebemos que não temos controle de absolutamente nada em nossas vidas. 

  Muitos entraram em desespero, sentindo-se desamparados, perdidos e até questionando Deus... Não julgo, eu fiquei tão perdida quanto a maioria.

  Vimos muitas empresas quebrarem, pais e mães perderem seus sustentos, consequentemente sua moradia e até sua dignidade.

  Nesse caminho tortuoso, percebemos que era necessário encontrar um momento de paz para que pudéssemos enxergar uma solução, a famosa "luz no fim do túnel". E foi aí que o assunto "meditação" apareceu com força.

  Eu mesma me dei conta do benefício dessa pausa, desse olhar para dentro e perceber que as repostas estavam dentro de mim. Um momento de reflexão e auto conhecimento necessário para não afundar no abismo criado pelo temor coletivo.

  Parar, para uma pessoa como eu acostumada a movimentar tudo e ter uma mente "barulhenta",  foi tão conflituoso quanto encarar a realidade de uma pandemia que paralisou o planeta.

  Não é fácil no começo, mas a gente consegue. Depois que se habitua é nítida a sensação de paz e serenidade, de diminuição da ansiedade e muitas vezes de encontro com respostas que estávamos procurando.

  É um momento de encontro comigo mesma. E isso é maravilhoso!

  Claro que durante a meditação virão pensamentos, inquietações, coceirinhas (rs), mas isso é normal. Apenas se concentre no momento e observe a sua respiração. É assim mesmo... 

  Comece com uma pausa de 01 minuto, aumente para 05 minutos, depois para 10 minutos e assim sucessivamente a cada meditação. Esse início é para acostumar seu corpo. 

  Ficar numa posição confortável. Seja sentado numa cadeira e com os pés no chão, seja em posição de lótus. O importante é a coluna ereta, de forma que seus chacras fiquem alinhados e sua respiração flua livremente. 

 


  Não medito deitada porque pego no sono, mas se for mais confortável para você, tudo bem. Fique à vontade. 

  No Youtube tem muitos vídeos interessantes de meditação guiada que, para começar, ajudam muito.

 Vou deixar alguns abaixo:

  Pausa para seu relaxamento. 

  Medite com Monja Coen

  Yoga para você - 10 minutos de meditação.

  Tentem um dia pelo menos. Logo começarão a sentir a diferença. 😀

  Se quiserem se aprofundar no assunto, neste livro Guia de Meditação Para Principiantes, tem explicações bem simples.

 


    Encontrem o melhor momento para manter esse hábito.

   Garanto que não se arrependerão. Vamos caminhar juntos!

   Gratidão por terem lido até aqui.💖

   Permaneçam bem! 😷

   Namastê! 🙏💫

 

 



terça-feira, 19 de outubro de 2021

Reciclar é a solução?


  

  Ultimamente tenho pensado bastante sobre as mudanças que vem ocorrendo, principalmente durante a pandemia.

  Nem sempre houve uma preocupação de cuidados com o planeta. Por exemplo: descarte correto do lixo, menor uso de materiais nocivos à Terra, pra onde vai o lixo produzido...

 Andei lendo e vendo vídeo à respeito e confesso que não fiquei nada feliz. 

 Realmente estamos muito longe de cuidarmos corretamente do planeta. Ainda temos a sensação que tudo é infinito, quando na verdade não é.

  Já parou pra pensar que a água que consumimos vai acabar um dia? A maior parte da água é salgada portanto não tem como ser consumida. Será que já estão tentando uma forma de transformar essa água em potável?  E nossos mares e oceanos que já estão cheios de lixos que nós mesmos produzimos e poluímos?

  Você sabe pra onde vai o lixo que produz? Sabia que um aterro sanitário tem vida útil de somente 20 anos? E depois disso, pra onde vai o lixo?

  É, ainda estamos engatinhando...

  No meu bairro existe a coleta seletiva. Nos prédios e casas os lixos são separados. Na sua cidade já é assim?

  Japão, Alemanha e Inglaterra são alguns países que já tem essa questão bem enraizada.

  Abaixo coloquei um vídeo do canal Nostalgia (You Tube) explicando sobre o descarte do lixo que me fez pensar muito...Vale a pena conferir:

-> POR QUE É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O LIXO?

  Existem também ONGs que usam da coleta seletiva para transformar o lixo reciclável em dinheiro para ajudar os cuidadores de animais de Rua. Eles usam o dinheiro para castrar, alimentar e cuidar dos nossos irmãozinhos de quatro patas. 💕

 Uma super legal é a Rio Eco Pets. Eles tem um Instagram e um Facebook onde mostram todos os meses a arrecadação, os postos de coleta, que material eles recebem e o valor dado a cada cuidador de animaizinhos. Um trabalho super sério e reconhecido que, inclusive, já apareceu em reportagem.

 Algumas reportagens podem ser vistas aqui:

-> Rio Eco Pets - CBN (PodCast)

-> Rio Eco Pets - Jornalismo ESPM 

 

 Em São Paulo encontrei alguns canais de coleta seletiva e listei estes:


-> Recicla Digital S.P : Este coleta e recicla material digital. Com agendamento e entrega de recibo de coleta.
Contam com empresas certificadas pelo Ibama e pela Cetesb para o processo de reciclagem e reutilização.

 

-> Ecobraz : Este tem a Sede em São Paulo, mas atuam em todo o território nacional. No site tem as informações sobre agendamento, soluções, postos de coleta, etc. Atuam há mais de 10 anos. 

 

-> Recicla Sampa: Encontrei esse projeto (atualizado em 10/2021) sobre a parceria do Metrô de São Paulo com o programa Tampinha Legal, onde as tampinhas serão recolhidas e enviadas ao Insitituto Sustenplast. 

 

   Cliquem nos links para melhores informações. 😉


   Pesquisem, separem o lixo, façam a sua parte! Sigamos juntos nessa caminhada em prol do nosso planeta. 

  Tenhamos consciência e passemos adiante. Nossos descendentes agradecem e o planeta também! 💖 🙏

  Namastê!  💫





 

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Vamos recomeçar?

 

   Dois anos sem escrever nesse blog...dois anos que o mundo parou com mudanças tão bruscas e que nunca passaram na minha cabeça.

   Minha última postagem (2019) eu falei sobre o momento de transição que a Terra está passando porém jamais imaginei passarmos por uma pandemia que paralizasse tudo.

   Confesso que durante esse período do "fique em casa" eu cheguei a pensar que as pessoas mudariam, veriam o próximo com o olhar de compaixão e respeito, com mais solidariedade. No entanto percebo que ainda falta muito para acordarmos de verdade.

   Essa transição  levará muito tempo porquê ainda tem pessoas "dormindo", tem aqueles que tiram vantagem na desordem e caos, se aproveitam da fragilidade de outros...enfim...será um processo demorado.

   Por outro lado, também notei muito acolhimento e preocupação durante os piores momentos da pandemia. Isso me fez pensar que ainda existe muita mas muita gente boa nesse mundão de meu Deus. Dá uma recarregada nas baterias e força pra seguir em frente!

   Agora, quase dois anos de pandemia, permaneçamos firmes. Quem se vacinou ainda precisa manter os protocolos de segurança para que todos possamos voltar a ter contato com nossos familiares e amigos.

   Quem ainda não se vacinou, seja por qual motivo for, pesquise, pense bem e tome uma decisão que acolha não só você mas todos à sua volta. Tenhamos respeito pelo coletivo, pois o micro interfere no macro.

   



   Sigamos firmes e fortes! E continuemos atentos nas formas sutis que o Universo nos envia suas mensagens. 

   Namastê! 🙌💫