Ultimamente tenho pensado bastante sobre as mudanças que vem ocorrendo, principalmente durante a pandemia.
Nem sempre houve uma preocupação de cuidados com o planeta. Por exemplo: descarte correto do lixo, menor uso de materiais nocivos à Terra, pra onde vai o lixo produzido...
Andei lendo e vendo vídeo à respeito e confesso que não fiquei nada feliz.
Realmente estamos muito longe de cuidarmos corretamente do planeta. Ainda temos a sensação que tudo é infinito, quando na verdade não é.
Já parou pra pensar que a água que consumimos vai acabar um dia? A maior parte da água é salgada portanto não tem como ser consumida. Será que já estão tentando uma forma de transformar essa água em potável? E nossos mares e oceanos que já estão cheios de lixos que nós mesmos produzimos e poluímos?
Você sabe pra onde vai o lixo que produz? Sabia que um aterro sanitário tem vida útil de somente 20 anos? E depois disso, pra onde vai o lixo?
É, ainda estamos engatinhando...
No meu bairro existe a coleta seletiva. Nos prédios e casas os lixos são separados. Na sua cidade já é assim?
Japão, Alemanha e Inglaterra são alguns países que já tem essa questão bem enraizada.
Abaixo coloquei um vídeo do canal Nostalgia (You Tube) explicando sobre o descarte do lixo que me fez pensar muito...Vale a pena conferir:
-> POR QUE É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O LIXO?
Existem também ONGs que usam da coleta seletiva para transformar o lixo reciclável em dinheiro para ajudar os cuidadores de animais de Rua. Eles usam o dinheiro para castrar, alimentar e cuidar dos nossos irmãozinhos de quatro patas. 💕
Uma super legal é a Rio Eco Pets. Eles tem um Instagram e um Facebook onde mostram todos os meses a arrecadação, os postos de coleta, que material eles recebem e o valor dado a cada cuidador de animaizinhos. Um trabalho super sério e reconhecido que, inclusive, já apareceu em reportagem.
Algumas reportagens podem ser vistas aqui:
-> Rio Eco Pets - CBN (PodCast)
-> Rio Eco Pets - Jornalismo ESPM
Em São Paulo encontrei alguns canais de coleta seletiva e listei estes:
-> Recicla Digital S.P : Este coleta e recicla material digital. Com agendamento e entrega de recibo de coleta.
Contam com empresas certificadas pelo Ibama e pela Cetesb para o processo de reciclagem e reutilização.
-> Ecobraz : Este tem a Sede em São Paulo, mas atuam em todo o território nacional. No site tem as informações sobre agendamento, soluções, postos de coleta, etc. Atuam há mais de 10 anos.
-> Recicla Sampa: Encontrei esse projeto (atualizado em 10/2021) sobre a parceria do Metrô de São Paulo com o programa Tampinha Legal, onde as tampinhas serão recolhidas e enviadas ao Insitituto Sustenplast.
Cliquem nos links para melhores informações. 😉
Pesquisem, separem o lixo, façam a sua parte! Sigamos juntos nessa caminhada em prol do nosso planeta.
Tenhamos consciência e passemos adiante. Nossos descendentes agradecem e o planeta também! 💖 🙏
Namastê! 💫


Nenhum comentário:
Postar um comentário