terça-feira, 19 de outubro de 2021

Reciclar é a solução?


  

  Ultimamente tenho pensado bastante sobre as mudanças que vem ocorrendo, principalmente durante a pandemia.

  Nem sempre houve uma preocupação de cuidados com o planeta. Por exemplo: descarte correto do lixo, menor uso de materiais nocivos à Terra, pra onde vai o lixo produzido...

 Andei lendo e vendo vídeo à respeito e confesso que não fiquei nada feliz. 

 Realmente estamos muito longe de cuidarmos corretamente do planeta. Ainda temos a sensação que tudo é infinito, quando na verdade não é.

  Já parou pra pensar que a água que consumimos vai acabar um dia? A maior parte da água é salgada portanto não tem como ser consumida. Será que já estão tentando uma forma de transformar essa água em potável?  E nossos mares e oceanos que já estão cheios de lixos que nós mesmos produzimos e poluímos?

  Você sabe pra onde vai o lixo que produz? Sabia que um aterro sanitário tem vida útil de somente 20 anos? E depois disso, pra onde vai o lixo?

  É, ainda estamos engatinhando...

  No meu bairro existe a coleta seletiva. Nos prédios e casas os lixos são separados. Na sua cidade já é assim?

  Japão, Alemanha e Inglaterra são alguns países que já tem essa questão bem enraizada.

  Abaixo coloquei um vídeo do canal Nostalgia (You Tube) explicando sobre o descarte do lixo que me fez pensar muito...Vale a pena conferir:

-> POR QUE É IMPOSSÍVEL ACABAR COM O LIXO?

  Existem também ONGs que usam da coleta seletiva para transformar o lixo reciclável em dinheiro para ajudar os cuidadores de animais de Rua. Eles usam o dinheiro para castrar, alimentar e cuidar dos nossos irmãozinhos de quatro patas. 💕

 Uma super legal é a Rio Eco Pets. Eles tem um Instagram e um Facebook onde mostram todos os meses a arrecadação, os postos de coleta, que material eles recebem e o valor dado a cada cuidador de animaizinhos. Um trabalho super sério e reconhecido que, inclusive, já apareceu em reportagem.

 Algumas reportagens podem ser vistas aqui:

-> Rio Eco Pets - CBN (PodCast)

-> Rio Eco Pets - Jornalismo ESPM 

 

 Em São Paulo encontrei alguns canais de coleta seletiva e listei estes:


-> Recicla Digital S.P : Este coleta e recicla material digital. Com agendamento e entrega de recibo de coleta.
Contam com empresas certificadas pelo Ibama e pela Cetesb para o processo de reciclagem e reutilização.

 

-> Ecobraz : Este tem a Sede em São Paulo, mas atuam em todo o território nacional. No site tem as informações sobre agendamento, soluções, postos de coleta, etc. Atuam há mais de 10 anos. 

 

-> Recicla Sampa: Encontrei esse projeto (atualizado em 10/2021) sobre a parceria do Metrô de São Paulo com o programa Tampinha Legal, onde as tampinhas serão recolhidas e enviadas ao Insitituto Sustenplast. 

 

   Cliquem nos links para melhores informações. 😉


   Pesquisem, separem o lixo, façam a sua parte! Sigamos juntos nessa caminhada em prol do nosso planeta. 

  Tenhamos consciência e passemos adiante. Nossos descendentes agradecem e o planeta também! 💖 🙏

  Namastê!  💫





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário